Orientações importantes para os alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária – 01/2021
Quinta-feira, 22 de abril de 2021
Última modificação: Sexta-feira, 30 de abril de 2021
QUANDO AS AULAS INICIAM?
As aulas iniciam no dia 18/05/2021. Mais informações em: http://www.dirgrad.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/81/2021/03/Calend%C3%A1rio-ERE-2021-1-BH.pdf
AS AULAS SEGUIRÃO DA MESMA FORMA COMO EM 2020/2?
Devido à pandemia do COVID-19, as aulas referentes ao 1º semestre de 2021 (2021/1) começarão na forma remota já conhecida, o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Mais informações sobre o ERE você encontra em: http://www.dirgrad.cefetmg.br/ensino-remoto-emergencial-ere/perguntas-e-respostas-sobre-o-ere/
HORÁRIOS:
Os horários das disciplinas obrigatórias e optativas estão disponíveis no site do curso: http://www.eng-ambiental.bh.cefetmg.br/horario-das-aulas/
MATRÍCULAS:
As matrículas seguirão as etapas previstas no calendário escolar: http://www.dirgrad.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/81/2021/03/Cronograma-de-matr%C3%ADculas-2021-1-Site.pdf
AJUSTE DE MATRÍCULAS:
Conforme previsto no calendário de matrículas, o ajuste de matrículas ocorre para casos especiais:
a) prováveis formandos com quebra de correquisito e pré-requisito;
b) ingressantes nas modalidades de vagas remanescentes (transferência e obtenção de novo título);
c) alunos com Planos de Estudo aprovados.
De acordo com as normas e decisão do Colegiado de Curso, a flexibilização de pré-requisito como correquisito ocorre, exclusivamente:
- Para prováveis formandos, conforme Norma Acadêmica (http://www.dirgrad.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/81/2017/09/Normas_CEPE_2007_com-Res.-CEPE.pdf)
- Se o(a) aluno(a) estiver matriculado no curso há pelo menos 10 (dez) semestres letivos e tiver sido reprovado na disciplina com Nota Final (NF) maior ou igual a 40 (quarenta) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) (http://www.eng-ambiental.bh.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/187/2019/02/Resolu%C3%A7%C3%A3o-CEAMB-05-19-Quebra-de-pr%C3%A9-requisito.pdf).
- Demais casos devem ser verificados pontualmente, assim, é importante que seja comunicado antes à coordenação de curso (engambcefetmg@gmail.com).
Os pedidos de ajustes de matrículas devem ser feitos exclusivamente entre os dias 13/05 a 17/05/21, via requerimento, através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfXCUPNzf4XKUVSXdhMaLatpq_7gBJypJimvZaPNmE9KmlMXg/viewform
DISPENSA DE DISCIPLINAS
Os alunos interessados devem seguir as instruções presentes no site do curso (http://www.eng-ambiental.bh.cefetmg.br/dispensa-de-disciplina/) e enviar seus pedidos para o e-mail do Fernando (fernandoaraujo@cefetmg.br), técnico administrativo, com cópia para a coordenação (engambcefetmg@gmail.com).
No caso do aluno que solicitou dispensa em 2020/2, que foi comprovadamente deferida, mas ainda não está homologada no histórico escolar, é possível se matricular em disciplina dependente. Para isso, o aluno deve preencher o requerimento e enviar à coordenação através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfXCUPNzf4XKUVSXdhMaLatpq_7gBJypJimvZaPNmE9KmlMXg/viewform
A matrícula será pela feita pela Coordenação de Curso na etapa de ajustes, até o dia 25/05/21.
COMO FAZER O TRANCAMENTO?
O trancamento pode ser feito até o dia 13/09/2021.
- Trancamento parcial (por disciplina) deverá ser feito pelo aluno no SIGAA até a referida data. Esse vídeo explica como pode ser feito: https://www.youtube.com/watch?v=_dNQ573r6IQ
- Trancamento total (do semestre) deve ser feito via requerimento e enviado até o dia 13/09 pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfXCUPNzf4XKUVSXdhMaLatpq_7gBJypJimvZaPNmE9KmlMXg/viewform
É importante que o aluno atente-se para as especificações do
trancamento total previstas na Norma Acadêmica (http://www.dirgrad.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/81/2017/09/Normas_CEPE_2007_com-Res.-CEPE.pdf).
QUERO FAZER MATRÍCULA EM DISCIPLINAS EQUALIZADAS DE OUTROS CAMPI DO CEFET/MG. COMO PROCEDER?
ATENÇÃO: Aplica-se APENAS a disciplinas equalizadas.
As solicitações de matrícula em disciplinas equalizadas em outros campi do CEFET/MG serão feitas da seguinte forma:
- O aluno deve antes verificar pelo SIGAA se existem vagas disponíveis na turma de interesse. Lembro que em turmas mais vazias, a chance de êxito é maior. Além disso, as vagas devem ser observadas após a 2ª Fase.
- O aluno deve preencher o requerimento padrão (http://www.dcta.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/21/2017/05/Requerimento_de_aluno-Formulario_Dirgrad.pdf).
- Neste requerimento é extremamente importante que o aluno deixe claro: qual(is) disciplina(s) tem interesse de se matricular colocando o nome, a turma, campus do CEFET/MG, horário e se, possível, o nome do professor. Coloque as disciplinas por ordem de prioridade sempre. Ex.: opção 1: Cálculo II na turma XXX, campus XXX, horário XXX; opção 2: Cálculo II na turma XXX, campus XXX, horário XXX etc.
- Fique muito atento aos horários, pois eles não são idênticos a todos os campi do CEFET/MG. Assim, sempre coloque mais de uma opção, se possível.
- Caso você já esteja matriculado em uma disciplina cujo horário gere conflito, deixe claro no requerimento que deseja trancar a referida disciplina. Caso contrário, não será feito o trancamento nem a matrícula. Fique atento!
- Se já estiver matriculado em uma disciplina em Belo Horizonte, a recomendação sempre é: EVITE TROCA DE TURMAS, pois não há qualquer garantia de vagas.
- Quem realiza as matrículas em outros campi é a Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) e não a Coordenação de Curso. A Coordenação de Curso apenas encaminha os requerimentos. Logo, é importante que as informações sejam claras. Havendo vagas disponíveis e compatibilidade, a SRCA realizará a matrícula.
- A Coordenação de curso receberá os requerimentos exclusivamente entre os dias 13/05 a 17/05/21, através do link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfXCUPNzf4XKUVSXdhMaLatpq_7gBJypJimvZaPNmE9KmlMXg/viewform
ATENÇÃO: TODOS OS REQUERIMENTOS DEVEM SER ENVIADOS PELO LINK:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfXCUPNzf4XKUVSXdhMaLatpq_7gBJypJimvZaPNmE9KmlMXg/viewform
OS REQUERIMENTOS DEVEM SER PREENCHIDOS, ASSINADOS E ENVIADOS EM FORMATO .PDF (NO MÁXIMO 400 KB)