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GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

Coordenação do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária

CEFET-MG

Orientações Sobre a Matrícula 2022/1

Quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022
Última modificação: Quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

QUANDO AS AULAS INICIAM?

As aulas iniciam no dia 22/03/2022. Mais informações em: https://www.dirgrad.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/81/2022/01/Delibera%C3%A7%C3%A3o-CGRAD-01-2022-Calend%C3%A1rio-Letivo-2022-1-BH.pdf


AS AULAS SEGUIRÃO DA MESMA FORMA COMO EM 2021/2?

Não. O Ensino Remoto Emergencial (ERE) não será utilizado. A orientação é que o 1º semestre de 2022 ocorra na forma presencial.

HORÁRIOS:

Os horários das disciplinas obrigatórias e optativas estão disponíveis no site do curso: https://www.eng-ambiental.bh.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/187/2022/02/2022_-_1-com-professores-2.pdf

MATRÍCULAS:

As matrículas seguirão as etapas previstas no calendário escolar: https://www.dirgrad.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/81/2022/01/Delibera%C3%A7%C3%A3o-CGRAD-01-2022-Calend%C3%A1rio-Letivo-2022-1-BH.pdf

1ª Fase: 24/02 a 27/02/2022. Resultado: 04/03/2022
2ª Fase: 07/03 e 08/03/2022. Resultado: 11/03/2022
Solicitação de ajustes de matrícula para Coordenação: 14/03 a 16/03/2022

Ajuste de matrícula: 21/03 a 06/04/2022
Matrícula Extraordinária: 07/04 a 09/04/2022

AJUSTE DE MATRÍCULAS:

Conforme previsto no calendário de matrículas, o ajuste de matrículas ocorre para casos especiais:

a) prováveis formandos com quebra de correquisito e pré-requisito;

b) ingressantes nas modalidades de vagas remanescentes (transferência e obtenção de novo título);

c) alunos com dispensas de disciplinas sem cadastro no SIGAA;

d) alunos com Planos de Estudo aprovados.

De acordo com as normas e decisão do Colegiado de Curso, a flexibilização de pré-requisito como correquisito ocorre, exclusivamente:

  1. Para prováveis formandos, conforme Norma Acadêmica (http://www.dirgrad.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/81/2017/09/Normas_CEPE_2007_com-Res.-CEPE.pdf)
  2. Se o(a) aluno(a) estiver matriculado no curso há pelo menos 10 (dez) semestres letivos e tiver sido reprovado na disciplina com Nota Final (NF) maior ou igual a 40 (quarenta) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) (https://www.eng-ambiental.bh.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/187/2022/02/Resolucao-CEAMB-05_19_Quebra-de-pre-requisito-alunos-h%C3%A1-mais-de-10-semestres.pdf).
  3. Demais casos devem ser verificados pontualmente. Desta forma, é importante que seja comunicado antes à Coordenação de Curso (engambcefetmg@gmail.com).

Os pedidos de ajustes de matrículas devem ser feitos exclusivamente entre os dias 14/03 a 16/03/2022, via requerimento, através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfoZKmbPedLAm5I0aqL5dYCS1ky1XtYy0OdxhHnzV2DPaoJlw/viewform

DISPENSA DE DISCIPLINAS

Os alunos interessados devem seguir as instruções presentes no site do curso(https://www.eng-ambiental.bh.cefetmg.br/dispensa-de-disciplina/) e enviar seus pedidos para o e-mail do Fernando (fernandoaraujo@cefetmg.br), técnico administrativo, com cópia para a coordenação (engambcefetmg@gmail.com).

No caso do aluno que solicitou dispensa em 2021/2, que foi comprovadamente deferida, mas ainda não está homologada no histórico escolar, é possível se matricular em disciplina dependente. Para isso, o aluno deve preencher o requerimento e enviar à Coordenação através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfoZKmbPedLAm5I0aqL5dYCS1ky1XtYy0OdxhHnzV2DPaoJlw/viewform

A matrícula será pela feita pela Coordenação de Curso na etapa de ajustes, até o dia 06/04/2022.

POSSO REALIZAR O TRANCAMENTO COMO EM 2021/2?

Com o retorno das aulas presenciais, o trancamento deve ocorrer de acordo com as normas acadêmicas, especialmente o que está disposto nos artigos 86º a 89º. É importante que o aluno se atente para as especificações do trancamento total previstas nestas normas. (http://www.dirgrad.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/81/2017/09/Normas_CEPE_2007_com-Res.-CEPE.pdf).

ATENÇÃO: TODOS OS REQUERIMENTOS DEVEM SER ENVIADOS PELO LINK:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfoZKmbPedLAm5I0aqL5dYCS1ky1XtYy0OdxhHnzV2DPaoJlw/viewform

OS REQUERIMENTOS DEVEM SER PREENHIDOS, ASSINADOS E ENVIADOS EM FORMATO .PDF (NO MÁXIMO 400 KB)